terça-feira, 19 de novembro de 2013

Gluteoplastia

A gluteoplastia, conhecida também como plástica no bumbum, realiza um sonho: glúteos durinhos, sem flacidez e sempre para cima.
“Nos últimos anos, o número de gluteoplastias vem crescendo com frequência, sem dúvidas”.

 O termo gluteoplastia se aplica a toda cirurgia que visa remodelar a região glútea. “A mais conhecida é a gluteoplastia de aumento, onde é incluída uma prótese de silicone nos glúteos, melhorando a flacidez e dando volume para a região” explica Ana Paula.
Com um valor que varia entre R$ 6.500,00 e 10.000,00 é possível conquistar um bumbum sem flacidez. A durabilidade da prótese é imprecisa, mas sabe-se que pode permanecer no corpo por até dez anos.
A plástica no bumbum permite três tipos de próteses: redondas (para dar mais volume à região superior das nádegas, principalmente), quartzo (para pessoas altas e com nádega longa) e ovais (para aumentar as nádegas lateralmente também).
De acordo com a cirurgiã plástica, as mulheres buscam na gluteoplastia a assimetria da região, melhora nas nádegas e bumbum maior. As próteses são feitas de gel coesivo de tamanhos entre 150 e 480 ml, dimensões que devem atender o padrão corpóreo da paciente e desejo.

Bumbum dos sonhos:

 

Destaca que o tipo de glúteo mais procurado é o formato redondo e empinado. A prótese mais pedida é a redonda, pois a maioria das pacientes tem a região do quadril estreita. “Ela buscam sempre volume na região superior das nádegas”, completa.
 De acordo com a cirurgiã plástica, existem pacientes saudáveis que procuram pela cirurgia. Antes de embarcar na onda, lembre-se que existem exercícios e treinos que podem deixar o bumbum durinho e são alternativas menos drásticas.
Outro cuidado é a flacidez: “A cirurgia é contraindicada para pessoas que têm a flacidez muito acentuada na região. Nesses casos, deverá ser realizada a retirada de excesso de pele da região associada à inclusão do silicone”.

Cuidados que devem ser tomados:

A avaliação pré-operatória é fundamental, bem como a retirada de fatores que aumentem os riscos de trombose venosa no pós-operatório, como tabagismo e uso de anticoncepcionais”, indica a especialista.
Depois da cirurgia é indicado o repouso pós-operatório, que segundo Ana Paula é fundamental. “O pós diminui a incidência de complicações como sangramentos, deiscência (abertura) de cicatriz e deslocamento das próteses. A limpeza criteriosa do local da incisão é importante para diminuir ao máximo o uso de infecção da cicatriz, que é mais frequente do que em outras cirurgias, pela proximidade ao ânus”, indica.

Lipoescultura

O que é a lipoescultura

A lipoescultura envolve a combinação das técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia. A lipoenxertia usa a gordura em excesso removida de alguma outra região do corpo através da lipoaspiração da própria paciente para "esculpir" o corpo, de modo a preencher, aumentar e modelar as estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo. 

Veja no vídeo como é feita a cirurgia


 
Primeiramente é infiltrada - composta por soro fisiológico e adrenalina - para diminuir as chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico. As cânulas de lipoaspiração são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram - através de um sistema de vácuo - a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião.

A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de intubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam a respiração. Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo.

"Em seguida a gordura é tratada - é feita a retirada de células de gordura rompidas, de sangue e de anestésico - e a gordura e enxertada em um novo local" "O enxerto é colocado através de finas seringas no local desejado, dando volume e forma nova ao local". O procedimento cirúrgico dura, em média, duas horas.

Médicos que podem realizar esta cirurgia

O cirurgião plástico André Eyler, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que legalmente todos os médicos podem realizar a lipoescultura. Entretanto, é indicado que o paciente busque um médico cirurgião plástico, profissional apto a realizar a técnica. quem tem treinamento e preparo adequado, ou seja, especialidade em cirurgia plástica.

Partes do corpo que podem ser submetidas à lipoescultura

A lipoaspiração pode ser realizada em qualquer região que haja gordura localizada. "A principio, em qualquer parte se pode enxertar a gordura, as áreas de maior procura por aplicação de gordura são glúteos, face, mãos e mamas", explica o médico . O especialista explica que é possível enxertar a gordura lipoaspirada em diferentes regiões do corpo em apenas um procedimento, no entanto é preciso cuidado para não aumentar excessivamente o tempo de cirurgia.

Caso o paciente decida tratar diferentes áreas em cirurgias distintas, será necessário um intervalo mínimo de um mês entre as cirurgias. Caso deseje tratar a mesma área é necessário um intervalo mínimo de seis meses até que o inchaço da região desapareça.

Melhores resultados da lipoescultura

Segundo os médicos a lipoenxertia de face tem resultados mais impactantes, seguida pelo rejuvenescimento das mãos e aumento de glúteos.

De acordo com o cirurgião plástico Eduardo, os melhores resultados acontecem quando a gordura localizada está sob uma região de pele de boa elasticidade e sem excesso. Locais de gordura localizada, mas com flacidez de pele aumentada devem ser acompanhadas da retirada de pele local.

Quantidade de gordura removida

Os médicos explicam que a quantidade de gordura removida depende do biótipo de cada paciente e, por isso, é muito variável. A quantidade máxima removida é de até 7% do peso corporal na cirurgião úmida (realizada com infusão de solução que diminui o sangramento e anestesia a região) e de 5% na cirurgia seca (sem a infusão da solução), segundo as normas do Conselho Federal de Medicina.

Lipoaspiração


    Lipoaspiração é uma cirurgia de remoção da gordura localizada, ou seja, ela é destinada aquelas pessoas que têm excesso de gordura em áreas específicas do corpo, não sendo deste modo uma cirurgia indicada para aquelas pessoas com problemas como a obesidade, pois seu intuito não é fazer com que se perca peso, mas sim que se modele o corpo. Como os próprios especialistas em cirurgia plástica afirmam a lipoaspiração pode acarretar mudanças na silhueta, porém não na balança.

     Se a lipo for realizada em pessoas com bastante peso existe uma grande possibilidade de que o corpo fique com uma imagem irregular. Os pacientes também não devem esperar que toda a gordura seja retirada, porque segundo médicos, isso poderia acarretar anemia no paciente, já que quando a gordura é retirada, um tanto de sangue também é aspirado e se em excesso causa o distúrbio.

Tecnologia para lipoaspiração

     Para realizar a lipo é utilizado um instrumento chamado de cânula ligado a um aparelho de sucção a vácuo ou mesmo de lipotripsia ultra-sônica, o qual realiza a quebra e a sucção da gordura, que normalmente é localizada na parte inferior as camadas da pele (epiderme e derme) denominada camada subcutânea, ou no interior da cavidade abdominal.
Estas áreas de gordura localizadas podem ser o culote, as coxas, os quadris, costas, nádegas, pescoço, abdômen, panturrilhas e rosto. Se você tiver a intenção de realizar a lipo em mais de uma área de gordura localizada não há problema nenhum em realizar todas as retiradas em um só procedimento.

Como funciona

     cirurgia é necessária a utilização de anestesia, que dependendo do grau e tamanho da lipoaspiração pode ser local, geral ou bloqueio peridural. A primeira é adequada aos pequenos procedimentos e de curta duração durar. Quando a cirurgia for mais demorada e tiver mais exigências é preciso usar a anestesia geral. E por fim o bloqueio peridural é a anestesia que deixa as áreas de realização da cirurgia insensíveis, porém o paciente fica consciente ou somente com sedação.
A lipo também pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos como a de redução da mama, de estômago ou de tumores de gordura, ou seja, ela é um segundo procedimento nestes casos que serve para modelar estas áreas.
      De acordo com os cirurgiões após o primeiro mês da lipo o inchaço (edema) e as manchas roxas na pele (equimoses) devem desaparecer, e no segundo e terceiro mês a pele já deve voltar a ter o mesmo endurecimento de antes. É aconselhável a utilização de cinta elástica durante um mês e meio, além de drenagem linfática para que o resultado seja obtido em menor tempo.
O preço  também é uma coisa que varia muito, ou por causa do estado em que você pretende realizar a lipo, ou por conta da experiência do médico que vai realizar a cirurgia. É importante lembrar também que lipoaspiração é uma coisa e lipoescultura é outra.

Prótese de silicone


    A protese silicone seios representa o sonho de consumo de cada vez mais mulheres no brasil. O modelo de seios grandes, bonitos e sensuais ja se tornou padrao, substituindo ate mesmo o bumbum no gosto brasileiro. Cada vez mais, as mulheres aderem ao implante de protese silicone nos seios para atingir o corpo que desejam. Campeã de solicitações nos consultorios e clinicas de cirurgia plastica, a mamoplastia de aumento com protese de silicone, mexe com a cabeça das mulheres e dos homens também.Em nosso site, voce vai adquirir toda informação necessaria para que voce faça sua escolha com liberdade e segurança, cobrindo todas as etapas da cirurgia de implante protese de silicone nos seios, como: pré operatório, escolha do tamanho da protese mama, tipos de protese silicone disponíveis, cicatriz cirúrgica, cuidados pós operatórios, etc.
     Nós sabemos que a escolha de obter o corpo dos seus sonhos não se trata apenas de vaidade. Trata-se de realizar um desejo lógico e razoavel de estar satisfeita com sua imagem refletida no espelho. Afinal, quem não gosta de se sentir feliz, mais bonita e estar de bem com a vida e com o espelho? Diariamente, testemunhamos as grandes transformações pelo qual nossos pacientes passam após a cirurgia de aumento dos seios com protese de silicone. A elevação da auto estima, confiança e modo de encarar a vida são apenas algumas das caracteristicas que nossas pacientes passam a exibir, quando após a cirurgia, percebem que alcançaram " os seios perfeitos ", e dos quais realmente podem se orgulhar.
Deve-se lembrar que a estetica mamaria adequada não se resume apenas ao implante de protese mama. Algumas mulheres podem exibir flacidez acentuada nos seios, principalmente após a gravidez, ou apresentarem mamas excessivamente grandes que , além do incomodo estetico, podem gerar fortes dores lombares. Nesses casos , a cirurgia plastica dispõe das cirurgias de mastopexia e mamoplastia redutora , que proporcionam um maior equilíbrio entre o volume e a forma dos seios.
Em nossa clinica, dispomos de cirurgiões com larga experiência para transformar o seu sonho de ter os "Seios Perfeitos" em realidade.Seja uma mulher realizada.... Seja feliz!!!!!

Adenoamigdalectomia


Adenoamigdalectomia é uma cirurgia para remoção das amígdalas e das adenoides. As amígdalas se localizam na parede lateral da faringe e podem ser alvo de infecção, principalmente em crianças. A hipertrofia (aumento de tamanho) das adenoides pode causar nas crianças problemas de audição e respiração bucal.
Indicação: amigdalites resistentes aos antibióticos, apneia do sono, respiração bucal sem melhora com tratamento, febre, abscesso, amigdalite caseosa (mau hálito).

Procedimento: pode ser realizada em adultos e crianças maiores de dois anos, sempre com anestesia geral.

Duração de 30 minutos, acompanhada ou não da remoção das adenoides.

Existem diferentes técnicas de remoção. A dissecção a frio é feita com instrumentos cirúrgicos e a ligadura de vasos realizada com pontos. Na cauterização a amígdala é dissecada e os vasos cauterizados.

Orientações: fazer os exames pré-operatórios com hemograma completo e avaliação cardiológica. Após a cirurgia, dieta líquida- pastosa fria ou gelada nos três primeiros dias. No quarto dia adicionar alimentação pastosa morna. Do sétimo dia em diante, alimentação normal. Tomar pequenas quantidades de líquido a cada hora (200ml) e fazer repouso de uma a duas semanas.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cirurgia de Cicatriz

       É uma cirurgia de pequeno porte, pode ser feita em qualquer parte do corpo e dura cerca de uma hora.
Sua cicatriz ficou escura e grossa? Utilizou vários cremes, tratamentos e não obteve resultado? Saiba que já existe solução. É possível realizar a correção com acompanhamento médico para que ela fique perfeita.
       Todo corte que a pele sofre gera uma cicatriz; o aspecto que ela vai assumir depende de vários fatores, como herança genética, idade, diabetes, movimentos bruscos durante o processo de cicatrização, exposição solar e até falta de vitaminas e de hidratação da pele.
Em alguns casos, a cicatriz pode se tornar um trauma maior que o problema que a gerou, como acontece em cirurgias estéticas, e necessitam ser removidas.
      Uma cicatriz considerada de boa qualidade é aquela fina e de tonalidade próxima à da pele. Cicatrizes grossas, escuras e altas devem ser suavizadas. Há dois tipos: as hipertróficas (mais alargadas e elevadas) e as queloidianas (elevadas, escuras e muito espessas). Às vezes até chegam a oferecer um incômodo físico, impedindo movimentos, causando coceira e dor.
       É claro que antes de a cicatriz patológica surgir, vários cuidados podem ser tomados tanto pelo médico quanto pelo paciente. Mas quando o problema já está instalado, um dos procedimentos mais eficazes é a remoção da cicatriz através de uma cirurgia de pequeno porte, em que se retira todo o excesso de pele interno e externo, seguida da Betaterapia, uma radiação superficial feita em dez sessões, aplicada sobre a cicatriz recente até, no máximo, 48 horas após a correção. O laser pode ser um grande aliado para abrandar ou até desaparecer estas marcas.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

LABIOPLASTIA

     

 
  LABIOPLASTIA: correção dos pequenos lábios que causam incomodo. Cirurgia para reduzir tamanho aos pequenos lábios (demasiado desenvolvidos dificultam o uso de algumas roupas). Tempo: 30 a 45 minutos. PERINEOPLASTIA: diminui a entrada da vagina que alargou devido a partos ou ao envelhecimento. Cirurgia para correção de seqüelas pós-parto, ‘aumentar’ ou ‘reduzir’ o tamanho da vagina.Tempo: 45 a 90 minutos. VAGINOPLASTIA: corrige defeitos dos partos, estreita o canal vaginal e a musculatura. Corrige defeitos como o relaxamento da musculatura vaginal distendida e relaxada pela idade e pós-parto. O canal vaginal é estreitado (a mulher deixa de ter prazer e pode levar à incontinência urinária). Tempo: 45 a 90 minutos.  

PERINEOPLASTIA

     Cirurgia da intimidade ou vaginal Atualmente muitas mulheres recorrem à plástica vaginal ou perineoplastias para corrigir danos causados pela maternidade, envelhecimento ou porque vivem infelizes com o que a natureza lhes deu. Um tabu que algumas mulheres aceitaram ajudar a quebrar. Eliane Souza, 32 anos, já tinha ouvido falar em cirurgia da intimidade (o nome adotado para definir as operações plásticas do órgão genital feminino) e decidiu submeter-se a um rejuvenescimento vaginal. Após dois partos normais (tem filhos de 10 e 8 anos), a filha do falecido ator brasileiro Jardel Filho, sentiu que o seu órgão mais íntimo estava diferente. “Por mais que tenha feito exercício pós-parto, ‘ela’ (vagina) não voltou a ser o que era, porque fui aberta e não me costuraram. É que o meu segundo filho nasceu na minha casa e só depois fui para o hospital”, conta. Com o incentivo do namorado e a mãe deste (que se submeteu à mesma intervenção), Adriana não hesitou. “Não sabia que já se fazia esta cirurgia. Até que, em conversa com uma amiga, ela me falou da cirurgia íntima. Mas antes ainda consultei a minha ginecologista. Ela mostrou-se receptiva à idéia”, recorda Adriana. 
          Os médicos relatam que: “São correções simples, com anestesia local ou combinada a outras cirurgias – mais comum na minha clínica - que os cirurgiões plásticos estão habilitados a fazer. Em termos clínicos são plásticas de correção, ou perineoplastias, que se efetuam após o parto, sobretudo em pacientes que já tiveram mais do que um filho. Ou mesmo são indicadas em pacientes que possuem uma hipertrofia dos pequenos lábios ocasionada por diversos fatores como: genética, estiramento da região pela utilização de piercings, etc.” Maria (nome fictício), 39 anos, publicitária, mãe de dois filhos conta como a sua vida íntima mudou depois de se ter submetido a esta intervenção. “Logo após o nascimento do meu segundo filho nascer, meu cirurgião explicou que necessitava de uma pequena correção na zona genital. E me operou.” O que Maria não sabia é que também iria afetá-la em outros níveis da vida. Dias depois do procedimento me senti diferente porque, ao contrário do primeiro, não tive qualquer infecção. Sentia-me muito mais confiante e ainda mais quando, duas a três semanas depois, tive relações sexuais. Foi fantástico. E, claro, o Paulo, meu marido, reparou. Ela (a vagina) está cinco estrelas. Não fazia idéia do quanto me mudaria”, recorda. Menos sorte teve Adriana. Desde que foi mãe pela primeira vez, há 10 anos, que a produtora de eventos procurava sentir-se melhor com o seu genital, mas sem objetivos estéticos. “O que vou fazer é um procedimento interno, uma correção. Não quero que ‘ela’ (a vagina) fique bonitinha, mas apenas deixar de sentir – durante a relação sexual –, que ‘ela’ está um pouco maior do que antes. E isso incomoda”, explica. Corrigir os danos causados pelos partos, nomeadamente o relaxamento que o órgão sofreu com as gravidezes e ainda recuperar a saúde sexual foram motivos mais do que suficientes para a paciente marcar a perineoplastia. MARIDOS E NAMORADOS DISTANTES A primeira cirurgia plástica a que se submeterá está marcada e Adriana conta com o apoio incondicional do namorado. “Ele acha que é bom que eu faça”, diz. Mas José é um caso raro. Segundo o cirurgião plástico Dr. Marcello Peron Rosa, “raramente uma mulher conta ao marido ou companheiro, até porque nem ela sabe muito bem como abordar a questão sem que se sinta constrangida. Geralmente vêm acompanhada de uma amiga para a consulta.” No Brasil ainda há um certo constrangimento e, segundo este médico, “muitas mulheres não conhecem a sua anatomia e, por isso, são capazes de viver com uma deficiente qualidade de vida sexual. Mas quando sabem que estas cirurgias não se praticam apenas pela estética e as fazem, a sua vida afetiva sofre uma mudança positiva”, garante Dr. Peron. Para este cirurgião, toda a cirurgia estética da mulher está ligada à sua sexualidade. NOVA VIRGINDADE COMO PRENDA Também freqüente é a himenoplastia (reconstrução do hímen). “É uma intervenção que se faz há anos, sobretudo em determinadas culturas por questões culturais e morais. Mas também já começa a ser pedida como ‘presente’ de casamento na Europa e nos EUA e em alguns países da Europa já pegou mesmo moda”, conta o cirurgião. Para o ‘presente’ ter efeito surpresa, avisa o cirurgião, a operação deverá ser feita dois a três dias antes do ‘desfloramento’. Mas há casos bizarros, havendo a necessidade de se trabalhar conjuntamente com um psicólogo. Quando existe alguma perturbação, o cirurgião vê-se obrigado a recusar. “Tive uma senhora que pediu para corrigir o clítoris (clitoriplastia) e que queria estar em permanente excitação. O que até é possível no caso de se retirar o excesso de prepúcio“, explica o cirurgião, mas acrescentando que com esta intervenção “a mulher excita-se com o toque do lingerie, da cadeira, ou seja, fica em excitação permanente”. O cirurgião assegura que, pouco a pouco, os tabus vão caindo. “Quando uma mulher é jovem tem os lábios da boca bonitos e carnudos, mas o tempo faz com que ‘murchem’. O mesmo acontece com os órgãos genitais”. Mas a verdade é que não há idade para ter determinados problemas. Há pouco tempo atrás Dr. Marcello atendeu uma jovem paciente. “Uma das últimas labioplastias que fiz foi a uma jovem de 20 anos. Ela tinha um lábio maior do que outro, o que provocava incomodo, sobretudo se usasse algumas roupas justas. E o que fizemos foi corrigir este defeito”, explica. São cirurgias simples. Apenas algumas semanas de cicatrização, o que obriga a abstinência sexual. Uma média de três a quatro semanas”, conclui. “Uma percentagem enorme de mulheres desconhece a sua anatomia e muitas desconhecem que este tipo de cirurgias se fazem”, afirma Dr. Peron. REJUVENESCIMENTO E REMODELAÇÃO VAGINAL (inclui as seguintes cirurgias: labioplastia, perineoplastia; clitoroplastia, lipecultura, lipofilling e himenoplastia): intervenção que serve para expor o clitóris, retirando a pele/mucosa em excesso, ou diminuir o seu tamanho (maior facilidade em atingir o orgasmo). LIPOESCULTURA GRANDES LÁBIOS: tira a gordura em excesso na zona púbica. (Este excesso é inestético). PLASTIA DO PONTO 'G': Pequeno procedimento para aumentar a sensibilidade e prazer através do aumento deste ‘ponto’. Tempo: 15 a 30 minutos.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cirurgia de face (Transplante)

Médicos realizam transplante de rosto. Médicos poloneses anunciaram nesta quarta-feira (22) o sucesso de uma cirurgia de transplante de face que, segundo eles, foi o primeiro a ser feito com urgência para salvar a vida do paciente. O paciente é um homem de 33 anos que teve seu rosto arrancado por um acidente que também atingiu sua mandíbula. Ele ficou ferido em 23 de abril, quando trabalhava com uma páquina para cortar pedras, que arrancou a maior parte do rosto e quebrou-lhe o maxilar superior. Transplantes de rosto são procedimentos muito complicados e relativamente raros que normalmente exigem grande preparação, durante um período de meses ou anos. Mas neste caso, a condição do paciente polonês estava se deteriorando tão rapidamente que um transplante foi visto como a única maneira de salvar sua vida. O homem está sendo monitorado para evitar possíveis infecções. Em uma foto tirada na terça-feira, apenas seis dias após a cirurgia, o paciente, identificado apenas pelo primeiro nome, Grzegorz, foi mostrado fazendo um sinal com o polegar. Ele recebeu tratamento intensivo em um hospital de Wroclaw, que salvou sua vida e visão. Mas uma tentativa de recolocar seu próprio rosto falhou, deixando uma área próxima ao cérebro exposta a infecções, disseram os médicos. O dano foi muito extenso para selar temporariamente as áreas expostas pelo ferimento. Assim, o homem foi levado para o Instituto de Oncologia em Gliwice, único lugar na Polônia licenciado para realizar os transplantes de face. O centro tem experiência em reconstrução facial para pacientes desfigurados por tumores, e seus peritos tem praticado transplantes de rosto em cadáveres. A operação durou 27 horas, sob a liderança do médico Adam Maciejewski. A cirurgia foi realizada no último dia 15, poucas semanas após o acidente. Segundo Maciejewski, nunca um transplante de rosto foi feito tão rápido. Os médicos conseguiram reconstruir o rosto, a mandíbula, o palato – céu da boca – e a parte de baixo dos globos oculares – maçãs do rosto. Doador é um homem de 34 anos, selecionado a partir de um cadastro nacional.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Rinoplastia "Cirurgia do nariz "

 

Cirurgia do nariz Rinoplastia: É a transformação da forma do nariz é um dos procedimentos mais comuns em Cirurgia Plástica. Ela pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, pode mudar a forma da ponta, e pode mudar abaulamentos no dorso do nariz. Concomitantemente, se houver alterações da respiração por um problema interno, este poderá ser corrigido ao mesmo tempo. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter. Nós procuraremos passar com clareza todas as questões envolvidas neste tipo de procedimento, para que o candidato a cirurgia tenha segurança no procedimento que irá realizar. Entretanto, estas informações não substituem a consulta médica clássica que deve ser o início de qualquer tratamento médico, por doença ou por estética. Por outro lado, colocamos com clareza todas as vantagens e riscos envolvidos com o procedimento. A noção do que seja risco é importante. Ter risco, não significa que um problema vai ocorrer com certeza, e sim que pode ocorrer em um pequeno número de situações, que com cuidado e atenção do médico e do paciente pode ser diminuído a números muito baixos. Ter esta noção exata controla emoções e mitos dando segurança no ato médico, para o paciente e para o cirurgião. Entretanto o conhecimento de todos os envolvimentos de cada ato cirúrgico, deve não trazer medo e sim segurança no que vai ser feito. As informações que oferecemos aqui ajudam a compreender as generalidades do procedimento, mas repetimos, não substitui uma consulta clássica, que deve ser feita com o Cirurgião Plástico da Clínica Naturale, que confirmará a indicação e dará perspectivas do resultado. Muito destes resultados dependem do encontrado em cada paciente e uma expectativa realista é o melhor a se obter nestes tratamentos estéticos.