terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cirurgia da mão

A cirurgia da mão engloba todo o membro superior , o que implica em tratar afecções que possam acometer estruturas que o constituem como osso , articulações , ligamentos , tendões , músculos , nervos , pele e vasos sangüíneos. Somente com a integridade e inter-relação dessas estruturas é que teremos o funcionamento normal do membro superior.

Hoje a cirurgia da mão é reconhecida como uma especialidade médica , portanto para que algum médico possa se habilitar como tal , deverá ter completado o curso médíco , feito residência em uma área cirúrgica ( cirurgia geral , ortopedia , cirurgia plástica ) e somente então o candidato estará apto para a residência de cirurgia da mão , de dois anos , ao término da qual poderá aplicar a uma rigorosa prova , conforme normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão . Uma vez aprovado será conferido ao candidato o título de especialista em cirurgia da mão .

A residência de cirurgia da mão também inclui o aprendizado da microcirurgia , o que permite a capacitação dos residentes na realização de cirurgias de retalhos , reimplantes e microcirugia de nervos periféricos Muitos cirurgiões de mão tem conhecimento para tratamento de afecções do cotovelo e braço . Dentro da cirurgia da mão temos as afecções não traumáticas e traumáticas . A primeira engloba patologias comuns como a síndrome do túnel do carpo , dedo em gatilho , cotovelo de tenista , artrose de dedos e punho dentre outras . No segundo grupo temos desde as cirurgias de reimplante de membros , de fraturas de ossos do membro superior , lesões tendíneas , lesões de nervos periféricos incluindo cirurgia do plexo braquial .

Outro grupo de patologias são as congênitas , que inclui um grande número de deformidades presentes logo ao nascimento e que exigem um grande conhecimento de anatomia normal e patológica . Como podemos constatar existe um longo trajeto para a formação profissional de um cirurgião de mão , o que garante aos pacientes o correto diagnóstico das patologias e seu adequado tratamento .


Nenhum comentário:

Postar um comentário