quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cirurgia Videoendoscópica
(Elevação de sobrancelhas, terço médio e superior da face)

A videoendoscopia é uma técnica cirúrgica que envolve o uso de um endoscópio, um instrumento especial que permite ao cirurgião visualizar estruturas abaixo da pele através de incisões extremamente pequenas, por onde se coloca um aparelho com uma ótica que transmite as imagens para um monitor com aumento de até 10 vezes.

A cirurgia videoendoscópica vem sendo utilizada há décadas para diversos procedimentos em cirurgia geral, ginecologia, urologia e ortopedia. No entanto, na cirurgia plástica essa técnica foi recentemente introduzida. Acredita-se que com a evolução dos instrumentos, cada vez mais serão realizadas cirurgias minimamente invasivas.

As cirurgias videoendoscópicas assim como as cirurgias convencionais possuem riscos e complicações, no entanto, a endoscopia permite uma melhor visualização das estruturas reduzindo o risco de lesões inadvertidas, além de reduzir o trauma cirúrgico e o tamanho das cicatrizes. As complicações como: lesões de nervos, sangramentos, equimoses e hematomas ocorrem com menor freqüência, pois há uma maior precisão dos cortes durante a cirurgia.

Outra vantagem seria o pós-operatório mais tranqüilo e o retorno mais rápido às atividades normais.

Indicações:

Abdominoplastia

A videoendoscopia está indicada para pacientes que apresentam diástase dos músculos reto abdominais, ou seja, afastamento destes músculos devido geralmente a gestações ou ganho de peso.

Através de pequenas incisões é possível realizar uma plicatura dos músculos, onde são feitos alguns pontos cirúrgicos para reaproximação na porção central do abdome, melhorando a tensão da parede abdominal e o contorno da cintura. Esta técnica não esta indicada para pacientes que necessitam remoção de excesso ou flacidez de pele.

Prótese de Mama

Através de pequenas incisões nas axilas, é possível colocar próteses de silicone atrás da glândula mamária ou do músculo peitoral. A grande vantagem é que não há cicatrizes nas mamas, permitindo que pacientes com tendência à de formação de quelóide possam realizar a cirurgia sem risco de prejudicar as mamas.

Além disso, a cirurgia videoendoscópica auxilia no tratamento de hematomas e contratura capsular, que são complicações que podem ocorrer no pós-operatório de qualquer cirurgia de prótese mamária.

Ritidoplastia

A cirurgia videoendoscópica é principalmente utilizada em cirurgia plástica para tratamento de rugas da região frontal(testa), glabelar(entre as sobrancelhas) e suspensão das sobrancelhas.

Com pequenas incisões na linha anterior do cabelo é possível realizar todo o tratamento do terço superior da face, evitando as cicatrizes da cirurgia tradicional, as quais eram em toda extensão de orelha a orelha e geralmente associadas com perda de cabelo, alongamento da testa e alargamento das cicatrizes.

É importante recordarmos que a cirurgia videoendoscópica é um procedimento menos invasivo que a cirurgia tradicional, porém também apresenta riscos e deve ser realizada por um especialista em cirurgia plástica treinado neste tipo de cirurgia. As complicações mais comuns são infecção, acúmulo de líquidos abaixo da pele(seroma), lesões de nervos, vasos sangüíneos e da pele.Na maioria das vezes, essas complicações podem ser resolvidas por videoendoscopia, porém há situações onde será necessário realizar a cirurgia tradicional com cicatrizes maiores para solucionar o problema.

Felizmente as complicações ocorrem em menos de 5% dos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário