quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cirurgia de Próteses Areolar:

Próteses feitas de silicone em gel, podem dar relevo e projeção à região areolar. Por isso, elas têm opções de formatos diferentes: a que é colocada apenas para projetar a aréola e a que compreende também a região do mamilo. Elas normalmente variam de 4,7 cm de diâmetro, 1,6 cm de espessura e 10 cc de volume a 5,7 cm, 1,7 cm de espessura e 17cc, respectivamente. Também pode ser feito um terceiro tipo de prótese, apenas para os mamilos, "recortando-se" placas de silicone na dimensão escolhida pela paciente. O cirurgião explica ainda que, nos casos de reconstrução mamária, normalmente é feito um enxerto de pele da região da virilha da paciente para dar a tonalidade à aréola mais próxima à original (veja também box sobre micropigmentação) e somando-se a isso, pode ser feito o implante da prótese, para o efeito da projeção.A prótese é colocada logo abaixo da pele, com anestesia local em uma cirurgia que leva aproximadamente uma hora. Uma ressalva feita pelo médico é a seguinte: no caso da paciente possuir mamas saudáveis, optando pela colocação de próteses nos mamilos, por vaidade, a amamentação deixa de ser possível, pois a prótese é Colocada de tal maneira que bloqueia os canais de saída do leite. Em relação aos problemas pós-operatórios, o médico lembra que há o risco do material ser rejeitado pelo organismo ou de haver algum ponto de inflamação.Outra dica importante é evitar o sol durante um mês - cuidado indispensável em qualquer cirurgia plástica - para evitar que a cicatriz escureça. Uma boa dica é utilizar um protetor labial com fator alto, ou então lançar mão de batons com protetor solar.
Os motivos podem ser vários: a vontade de aperfeiçoar a reconstrução das mamas ou de uma delas. após uma mastectomia, a cicatriz esbranquiçada deixada na aréola após uma plástica, ou apenas a vontade de corrigir pequenas imperfeições nos desenhos das aréolas e deixar os seios mais harmônicos. O fato é que a micropigmentação das aréolas e dos mamilos pode ter várias utilidades e melhorar muito auto-estima de quem apresenta uma imperfeição incômoda nesta região.
O trabalho é extremamente delicado e relativamente barato, custando entre R$ 300,00 e R$ 400,00 para ser feito nas duas mamas, segundo explica Ronaldo Coelho, esteticista especializado em micropigmentação. Para fazer a micropigmentação das aréolas e dos mamilos, Ronaldo explica que escolhe tonalidades muito próximas à pele da paciente, em uma escala de cores entre o marrom e o castanho.
Em cerca de uma hora de trabalho, ele refaz todo o contorno da aréola com um lápis e em seguida preenche o espaço com o pigmento escolhido, deixando 1 cm de diâmetro, aproximadamente, para ser preenchido com pigmento um pouco mais escuro na região dos mamilos. Após a micropigmentação, é necessário fazer de mais um ou dois retoques, com intervalos de um mês. Ronaldo explica também que, depois de alguns anos, pode ser necessário fazer uma manutenção, pois parte do pigmento começa a ser "absorvido" pelo organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário