terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cirurgia de varizes com laser

A cirurgia de varizes com laser tem como principal diferença da tradicional o fato de substituir a retirada da safena e de algumas varizes mais calibrosas pela fototermólise do sangue. O que isto significa? A veia é "fechada" pela lesão térmica causada pela fibra ótica do laser. O sangue é atingido pelo laser, esquenta e causa uma lesão na veia, que então fecha-se total ou parcialmente. Desta forma a veia não é retirada do corpo, é lesada e oclui.



Além disto pode ser (e freqüentemente é ) necessária a retirada das veias colaterais e microvarizes adicionais. Por serem de calibres menores e mais tortuosas, não permitem a entrada e progressão da fibra ótica que transmite o laser. Assim, estas veias são retiradas da forma tradicional, com incisões e agulhas de crochê.

A cirurgia de varizes com laser pode ser realizada em ambiente hospitalar ou ambulatorial , com anestesia por anestesia peri-dural, raquianestesia ou até mesmo anestesia local (diluída em soro gelado e em grande volume). Entretanto, nossa equipe prefere internação ao estilo hospital-dia; a paciente interna pela manhã, é operada e tem alta hospitalar à noite. Em algumas situações pode ser necessária internação por 24 horas.

É fundamental o uso do ultra-som Doppler intra-operatório. É com ele que guiamos a introdução e a progressão da fibra ótica, temos o controle do fechamento da veia após o laser ter sido disparado, e ter certeza de que a fibra ótica do laser permanece dentro da safena.
É uma técnica relativamente recente e não existem estudos sérios e de grande impacto, com grande número de casos, que possam afirmar com certeza que esta técnica, a longo prazo, tem o mesmo efeito que a cirurgia de varizes tradicional.

Há a possibilidade de que a pele seja queimada ou fique com alguma fibrose (endurecimento) da pele no trajeto da veia safena - com técnica cuidadosa e boa escolha do paciente candidato à cirurgia de varizes com laser, estes efeitos adversos tendem a ser mínimos.

Como a veia não é retirada, há sempre o risco potencial da mesma recanalizar, voltando a dilatar a veia, principalmente quando o calibre da safena é muito grande, a fibra ótica não é nova, e energia suficiente não é aplicada.

Existe uma curva de aprendizado como qualquer técnica médica, desta forma, quanto mais experiente a equipe, a tendência é que melhores resultados sejam obtidos
A grande vantagem propalada é o repouso, que é mínimo, sem necessidade de imobilização, e pode variar de 5 a 10 dias. No entanto, o repouso depende muito de cada indivíduo e pode variar em duração entre diversas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário